4020-2504 / (31) 3239-4000
Usuário Senha
Esqueceu sua senha?

Notícias

Você dá a devida importância ao processo de expedição em distribuidoras?
Por: Comunicação LINKCOM - Revisão: Rafael Pimenta, especialista no segmento. 05 de Junho de 2018 em: Blog

Logística de distribuição parece um conceito simples e autoexplicativo, mas sua distribuidora entende a amplitude e dá a devida atenção a este processo?

O processo de expedição permite estimar e disponibilizar a quantidade correta dos produtos em estoque, sabendo o momento exato de reposição, evitando a perda de vendas por falta de estoque ou queda de rentabilidade por número excessivo de produtos. Para que as operações sejam rentáveis e lucrativas é necessário otimizar os processos na distribuidora, a começar pela expedição.

Para que o processo de expedição aconteça de forma correta, o ideal é reduzir erros, garantindo a satisfação do cliente e a pontualidade na entrega. Neste sentido, a integração da cadeia de abastecimento é fundamental.

Conheça etapas primordiais da logística de distribuição e a importância delas para que auxiliem o processo, desde a expedição:

 

Conferência de mercadorias após a expedição

A expedição é a última etapa que ocorre dentro de um centro de distribuição e consiste na conferência do produto (quantia | espécie) para garantir controle e entregas corretas. Ferramentas como leitores de código de barras podem dar segurança nesta conferência, especialmente sob apoio de um ERP integrado.  Essa verificação é importante para evitar erros, retrabalhos e futuras devoluções (grande gargalo em distribuidoras). Essas devoluções podem causar altos prejuízos, tanto para a distribuidora quanto para o cliente, especialmente em produtos com prazo de validade curto, suscetíveis a perdas antes mesmo que o problema seja corrigido.

 

Frete

O controle de frete permite que a distribuidora otimize inúmeras atividades, agilizando o tempo nas operações e aumentando o controle financeiro e de qualidade. Essa etapa é importante para que se tenha controle do ciclo, especialmente quando se utiliza o serviço terceirizado de transportes. Atualmente, existem sistemas, como o W3DISTRIBUIDORA, que possibilitam a gestão de todo o processo, apresentando ferramentas que automatizam a conferência das faturas, monitoram atrasos e baixas de distribuição das entregas. Com processos de gestão unificados de forma sistémica é possível confirmar, desde o embarque da mercadoria para transporte até a conferência da nota fiscal de entrega no destino.

 

Controle de transporte

Essa é uma das etapas mais importantes na estrutura de custos dos produtos. Análise de custos de combustíveis da estrutura necessária ao transporte e meio de transporte, sendo ele próprio ou terceirizado, são fatores chaves para que o deslocamento seja realizado com previsibilidade. Importante destacar que quando a empresa opta pelo transporte terceirizado, é imprescindível a análise do histórico do fornecedor, para que a contratação traga vantagens e garanta a entrega conforme o esperado, mantendo os mesmos padrões de qualidade dos processos internos da distribuidora, previstas nas etapas anteriores.

 

Essas são as principais etapas indicadas para que a logística de distribuição aconteça. Sabemos que hoje algumas das principais dificuldades das distribuidoras estão relacionadas com esse macro processo. Falhas humanas, possíveis fraudes e entregas indevidas são só alguns dos problemas ir existentes.

Para isso, obtenha um ERP que consiga otimizar todos os processos, trazendo eficiência operacional e auxiliando na redução de custos com devoluções. Tenha um controle de estoque mais assertivo, garantindo qualidade de todas as etapas, distribuidor!

Sua distribuidora conta com um sistema de gestão específico e multiempresas, que atende suas necessidades de logística? Veja como podemos facilitar os processos da sua empresa.

 

 

 

Compartilhe!
Linkcom
  • Av. do Contorno, 2905, Loja | Santa Efigênia | Belo Horizonte MG | 30110-915 | Brasil
  • 4020-2504 / (31) 3239-4000