No Dia Internacional das Mulheres, 08 de Março, é essencial refletir e celebrar a contribuição significativa que as mulheres fizeram no mundo da tecnologia, assim como em outras áreas. As mulheres têm desafiado estereótipos, superado obstáculos e deixado sua marca no mercado, de forma única e brilhante.

Como um grupo de empresas de tecnologia, a LINKCOM tem orgulho de contar com um time repleto de mulheres competentes, eficientes, criativas e referências dentro de suas áreas.

Camila Costa, do Departamento Pessoal, expressou o orgulho de fazer parte do ambiente desafiador e inovador da tecnologia. 

“Me sinto orgulhosa por ser mulher e fazer parte desse ambiente inovador e desafiador que é trabalhar em uma empresa de tecnologia. Sou muito grata pelas oportunidades de crescimento, aprendizado tanto pessoal como profissional, e ainda por contribuir para o sucesso deste time. Estou motivada a seguir em frente, quebrando barreiras e inspirando outras mulheres a se destacarem nesse campo”.

Já a Kamilah Santos, Líder do squad de Desenvolvimento e Scrum Master, inclusive, fez o TCC com a temática “Mulheres na Tecnologia da Informação: desafios e perspectivas para a equidade de gênero no mercado de trabalho". Ela falou a respeito e ressaltou o impacto da mulher no universo de TI.

“Na história da tecnologia, diversas mulheres tiveram participações de extrema relevância para que hoje pudéssemos atingir o conhecimento, assim como usufruirmos de muitos recursos tecnológicos. Pode-se mencionar nomes como Ada Lovelace, considerada a primeira programadora  e  Hedy Lammar,  que desenvolveu um aparelho de interferência em rádio inspirado nas frequências do piano, sendo essa invenção a base para o desenvolvimento das conexões “Wireless Fidelity” (WI-FI), entre tantas outras mulheres relevantes e que agregaram com contribuições grandiosas para a esfera tecnológica.

No entanto,  atualmente, o universo da tecnologia da informação apresenta-se como um meio androcêntrico, em que nós, mulheres, deparamo-nos com desafios constantes e, por vezes, necessitamos romper distintas barreiras, desde a trajetória acadêmica até o mercado de trabalho. Entretanto, a tecnologia também é uma área em que a mulher pode estar ocupando e desempenhando as atividades com excelência, demonstrando habilidades técnicas, capacidade de raciocínio lógico, visão analítica, gestão de processos, garantia de qualidade, entre tantos outros aspectos.

Iniciei minha trajetória no Grupo Linkcom como estagiária e ao decorrer do tempo, obtive a oportunidade de traçar uma jornada demonstrando minha capacidade técnica, analítica, de gestão, entre outras habilidades. Essas, foram reconhecidas e valorizadas pelo grupo, independente ao fato de ser mulher. 

A empresa observou meu desempenho nos cargos ocupados, conhecimento adquirido e aplicado, assim como capacidade demonstrada para execução das tarefas  e proporcionou-me oportunidades de crescimento dentro do grupo, visando constantemente a competência apresentada. Dessa forma, hoje, encontro-me como líder do squad de desenvolvimento e scrum master, e, possuo muita alegria e orgulho em fazer parte da esfera tecnológica, rompendo paradigmas e estereótipos e, principalmente, atuando ao lado e  representando tantas outras excelentes profissionais mulheres no âmbito tecnológico.

Nós, mulheres, ainda possuímos muitas áreas na tecnologia da informação a desbravar, a ocupar, a apresentar inovações, a agregar com pesquisas e atuações. Demonstremos nossa capacidade e competência, rompemos barreiras se necessário for, vamos nos apoiar e continuar a ocupar com maestria as esferas da tecnologia!”.

O Grupo Linkcom deseja sucesso a todas as mulheres! Sabemos que todo o reconhecimento é praticado no dia a dia. Que vocês sigam fortes e inspiradoras! Parabéns!