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Como realizar feedback com seus funcionários
Por: Julia Drumond 09 de Maio de 2017 em: Blog

Feedback, no meio empresarial, é a resposta obtida a partir da avaliação realizada sobre um funcionário, a respeito de seu trabalho e atuação na empresa. Esse retorno pode ser positivo ou negativo, tanto para o trabalhador, quanto para a empresa. Saber avaliar um funcionário é fundamental para manter o alinhamento da equipe com seus objetivos, estratégias e valores.

A tarefa de avaliar a produtividade do funcionário é profunda e não basta apenas uma análise de indicadores, é preciso entender todo o caminho que foi percorrido pelo funcionário e pela equipe. Além de ser interessante levar em conta situações pessoais de cada pessoa sempre que possível. Assim, é possível compreender os motivos que levaram a obter aqueles resultados e, dessa forma, melhorá-los.

feedback funcionarios

Antes do feedback os funcionários costumam pensar que serão reconhecidos pelos esforços, se serão apontadas somente suas falhas, como será a resposta de seu coordenador etc. Por isso, para o líder essa situação é delicada, já que muitas vezes ele não sabe como dar as notícias para a sua equipe.

Portanto, nesse artigo iremos te ajudar a fazer um feedback assertivo e simples, que consiga ao mesmo tempo alertar os erros do profissional enquanto o incentiva a ser cada vez mais produtivo.

 

Tipos de feedback

#1. Positivo

Seu objetivo é reforçar um comportamento, estimulando sua repetição.

#2. Corretivo

Ele é utilizado para modificar a conduta do funcionário por meio de discurso claro, capaz de ressaltar as falhas sem que a pessoa fique ofendida.

#3. Ofensivo

Neste feedback existe uma fala desencorajadora que realça pontos negativos e não incentiva o funcionário a realizar mudanças.

#4. Sanduiche

Possui 3 aspectos, destaque dos pontos positivos do funcionário, apresentação dos aspectos avaliados e conclusão utilizando palavras encorajadoras.

 

Como realizar um feedback

#1. Prepare-se antes

É necessário preparar o feedback e estar pronto para conversar com os funcionários, não é recomendado fazer no improviso. Por isso, elabore cotidianamente uma planilha em que você insira todos os aspectos importantes observados nos funcionários para serem abordados na reunião. Elabore e organize tópicos de como tratar eventuais objeções.

#2. Atente-se ao tempo

O feedback deve ser realizado em um tempo curto o suficiente para intervir em possíveis riscos e longo o suficiente para garantir a confiança do funcionário quanto à sua fala.

feedback funcionarios

#3. Elogie antes de criticar

Começar com boas notícias deixa a pessoa mais confortável e disposta a te ouvir. Portanto, diga aquilo que você considera bom no desempenho e habilidades do funcionário, como isso pode ajudar tanto ele profissionalmente como a empresa em que trabalha. E prossiga para os pontos que precisam de atenção e correção.

#4. Mostre resultados

Assim que você tiver falado do lado possitivo do funcionário, reforce sua argumentação com dados. Dessa forma, ele vai perceber que você está atento aos acertos dele e sentir que é valorizado dentro da empresa. Isso auxilia na produtividade, pois o colaborador estará cada vez mais atento à agradar, já que vê o resultado disso.

#5. Pontos negativos

O segredo é abordar as falhas do profissional como pontos a serem melhorados e mostrar que você, como líder e coordenador, está disposto a ajudar a desenvolver melhorias por meio de conselhos, cursos ou ajuda de colegas experientes. Porém, não deixe de falar nada, é importantíssimo informar o colaborar quais são seus erros e acertos, pois muitas vezes ele não tem certeza. Por isso o feedback é essencial.

#6. Comprove com dados

Assim como você mostrou resultados reais com os pontos positivos do funcionário, faça o mesmo com os pontos fracos. Mostre métricas para que ele perceba onde sua atuação está falha, porém não faça comparações com colegas.

#7. Trace metas

O objetivo do feedback é apontar soluções e melhorar o profissional, almejando sempre a excelência. Por isso, alinhe com o colaborador as providências que devem ser tomadas e qual caminho traçar rumo à melhoria.

feedback positivo

Além disso, é preciso sinalizar os pontos fortes do funcionário e quais habilidades devem ser mais desenvolvidas para crescer na empresa. No planejamento, determine datas e metas para medir se os objetivos estão sendo alcançados, assim como uma próxima reunião para ir auxiliando o colaborador nisso.

Dessa forma você pode incentivar seu funcionário cada vez mais e mantê-lo produtivo. Outra forma de ficar atento à produtividade é através de software de gestão, como o W3ERP da LINKCOM, em que é possível colher informações como tempo de trabalho do funcionário, atividades e serviços por dia, dentre outros. Além disso, com o software da LINKCOM os setores da sua empresa estarão mais integrados, possibilitanto mais rapidez na transferência de demandas.

 

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