4020-2504 / (31) 3239-4000
Usuário Senha
Esqueceu sua senha?

Notícias

O que é gestão empresarial?
Por: Julia Drumond 14 de Marco de 2017 em: Blog

O significado de Gestão é gerenciamento ou administração de uma empresa ou entidade social. Gestão Empresarial é um dos prinicpais fatores de sucesso de um negócio/empresa. Uma gestão de alta qualidade reflete na forma que os empreendedores direcionarem a empresa. Isso porque para que a gestão empresarial alcance bons resultados, ela deve corrigir problemas que afetam o sucesso da empresa. Um bom planejamento é essencial para a empresa, tendo em vista que a cada 100 empresas abertas no Brasil, pouco mais de 75 sobrevivem ao primeiro ano, segundo o Sebrae.

Na gestão empresarial existe um modelo de trabalho direcionado pelos valores da empresa, capacidade de planejar e gerir recursos, ações, iniciativas, princípios e estratégias. Por meio deste modelo é organizado uma estrutura de cargos e funções, sendo que a gestão da empresa é responsabilidade de todos e não só dos administradores. Por isso, a otimização de processos internos, dentro de uma realidade competitiva atual, é uma vantagem estratégia para aumento da produtividade.

Por isso, listaremos algumas dicas para aprimorar sua gestão empresarial e garantir o sucesso da sua empresa:

#1. Busque resultados

busca de resultados

Uma gestão empresarial é criada com foco na busca por resultados na empresa, de forma que devem ser criados processos eficientes. Não desperdice tempo e recursos com atividades que não agregarão nada.

Estipule metas à curto, médio e longo prazo, definindo bem o tempo necessário para atingir aquele objetivo e quais os meios que serão utilizados. Para saber se está tudo funcionando adequadamente, faça análises periódicas, afinal, o que não é analisado não pode ser melhorado. Com dados em mãos, será mais fácil saber quais atitudes devem ser tomadas.

#2. Fique atento às tendências

tendencia de mercado

A Netflix quase faliu antes de inovar e se destacar no mercado mundial, e isso ocorreu simplesmente porque a empresa percebeu uma nova tendência de assistir filmes em casa no computador e nas SmarTV. Por isso, é tão importante estar sempre atento, você pode ver uma mudança de mercado que não apenas salve sua empresa como também leve ela ao destaque – não se esqueça que inovação é algo fundamental para um bom empreendedor.

Outra questão importante é estar atento à sua concorrência, pois isso ajuda a perceber o que o cliente espera e oferecer soluções que o consumidor procura. Por isso, faça uma lista dos seus principais concorrentes e entenda a estratégia de cada um, veja o que o consumidor se interessa mais e o que não faz tanto efeito, adapte, inove e implante no seu negócio.

#3. Invista em tecnologia e em sofware de gestão

investir em tecnologia

Software de gestão auxiliam vários tipo de empresas diferentes a realizarem atividade diárias de forma mais rápida e eficiente. A LINKCOM possui softwares de gestão para: sindicatos, Clínicas médicas, Clínicas do DETRAN, Reformadoras, Construtoras, dentre outros. Por isso, não importa o seu setor, existe um software especializado que pode te ajudar na organização e produtividade da sua empresa.

Lembre-se que investir em tecnologia é essencial para manter a competitividade da sua empresa. Papéis, planilhas impressas e agendas são pouco eficientes e tempo é dinheiro. Utilize um software e garanta uma boa gestão empresarial e financeira. Seu negócio terá mais segurança e você e sua equipe maior facilidade na gestão.

#4. Motive e invista na sua equipe

motive sua equipe

Segundo Steve Jobs, “Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, e sim por uma equipe”. Ou seja, sua equipe de trabalho é fundamental para sua empresa e seu empreendimento darem certo.

Reconhecimento é sempre bom, como um feedback positivo feito coletivamente ou um brinde simbólico. Uma das grandes lições do mercado de trabalho é, “quando for elogiar, fala na frente de todos. Quando for chamar atenção, faça individualmente”. Outra forma de garantir a qualidade dos seus funcionários e da sua empresa é investir em cursos profissionalizantes, que podem melhorar a sua equipe com gasto pequeno de tempo. Afinal, tanto os empresários como os colaboradores devem ter oportunidades para se qualificar.

#5. Arrisque e INOVE!

inovação check

Para chegar ao seu objetivo, é possível que passe por fases difíceis que não darão tão certo, para colher os frutos mais tarde. Por isso, não tenha medo de inovar e arriscar. Obviamente, tudo deve ser feito com base em uma boa gestão empresarial, bem planejada, com dados e análises periódicas.
Também não tenha medo de errar e, principalmente, de tentar acertar após esse erro. São com base nos erros que é possível perceber qual é o melhor caminho para se trilhar, várias empresas já cometeram erros e se superaram.

Colocando essas ideias em prática, você certamente terá uma boa gestão empresarial e terá lucros proporcionais á sua dedicação.
Gostou do nosso artigo? Leia também sobre a forma de gestão da Starbucks.

Compartilhe!
Linkcom
  • Av. do Contorno, 2905, 13º Andar | Santa Efigênia | Belo Horizonte - MG | 30110-014 | Brasil
  • 4020-2504 / (31) 3239-4000