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Dicas para evitar inadimplência
Por: Julia Drumond 20 de Fevereiro de 2017 em: Blog

Inadimplência é nada mais que o não pagamento de um compromisso financeiro até a data de vencimento, assim como o descumprimento de um contrato ou alguma de suas condições. A inadimplência pode acontecer por vários motivos, como:

+ insatisfação do cliente em relação ao produto/serviço;

+ desorganização financeira do cliente para a data de pagamento;

+ problemas financeiros;

É importante ressaltar que o Brasil passa por um momento delicado na economia, considerando a inflação em alta, enquanto a taxa Selic aumento para 12,83%, o que desestimula o consumo, uma vez que os juros aumentaram, encarecendo financiamentos.

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Para combater esse problema, é necessário agir com rapidez. Aqui daremos algumas dicas de como cobrar e evitar a inadimplência sem desgastar a relação entre pessoas e empresas.

Dicas para evitar inamdiplência:

#1 Atenda bem os clientes
Quando você atende bem o cliente e todas as necessidades dele, dentro de prazos estabelecidos e com atenção, provavelmente ele não sentirá necessidade de procurar outra empresa para realizar o serviço.
Por isso, cultive uma boa relação entre sua empresa e seus parceiros, mas mostrando sempre o lado profissional em questão. Assim existem mais chances de fidelizar o cliente e ele se sentir satisfeito a ponto de tomar cuidado para sempre realizar seus pagamentos em dia.

#2 Faça planejamentos
O faturamento de cada empresa varia com o mês, por isso é essencial se planejar para meses como Dezembro e Janeiro, que podem ter custos maiores.

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#3 Análise do Financeiro
Faça análies precisas e demonstrativos de resultados do seu serviço/produto, para acompanhar a situação financeira e saber quanto tempo pode demorar o retorno para a empresa que te contratou. Assim, você planeja os pagamentos do outro sem atrapalhar as suas contas.

#4 Penalidades
Crie penalidades financeiras, como multas e juros, estabelecendo atrasos máximos permitidos. Você pode mandar avisos de tempo de atraso e do valor de multa mínimo, para incentivar a pagar o quanto antes. Porém, não se esqueça de criar parâmetros para renegociação da dívida, caso a empresa esteja em situação financeira complicada.

#5 Utilize um sistema ERP
Sistemas ERP ajudam nos processos de empresas, tornando tudo mais automático e fácil. Ele interliga os setores da empresa, tornando mais prático ver qual cliente está inadimplente, porquê e como agir. Com uso de tecnologias a empresa que está cobrando, assim como a que é cobrada, tem maior controle sobre todos os processos.

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