Muitas vezes a rotina apressada e a falta de estabelecer prioridades nessa vida agitada, nos impedem de olhar com mais atenção ao comportamento de um colega de trabalho que esteja necessitando de ajuda ou algum tipo de apoio emocional. Talvez ele até está dando alguns sinais, mas na maioria das vezes estamos ocupados demais para perceber.

Diante disso, o grupo LINKCOM, engajado com a campanha nacional de prevenção ao suicídio, lança entre seus trabalhadores a iniciativa “Setembro Amarelo: alguém precisa da sua ajuda e talvez você não saiba.”

Isso porque a empresa preza pelo bem-estar de seus colaboradores e promove projetos e ações para fomentar a saúde física e emocional de todos, no entanto, também é necessário despertar a atenção e o senso de corresponsabilização daqueles que estão mais perto.  

Com esse objetivo, durante todo o mês de setembro, uma vez por semana, será divulgado nos canais internos de comunicação do grupo, dicas para os colaboradores poderem identificar pessoas ao seu redor que estejam necessitando de alguma ajuda e quais atitudes devem tomar para auxiliá-las da melhor forma. 

Além disso, no final do mês, será promovida uma palestra do projeto Insigts & Beers, com a Psicológa e Coordenadora de RH, Verônica Carvalho, com o tema “Olhos que geram vidas: uma reflexão que previne o suicídio.”

Conforme a Coordenadora de RH e Psicóloga, Verônica Carvalho, a divulgação de informações corretas é essencial e pode ajudar a salvar muitas vidas, pois promove acolhimento, compreensão da realidade de quem passa por sofrimento mental, além de  direcionar a pessoa a buscar ajuda, os canais de assistência, que atuando em conjunto podem levar o indivíduo a escolhas mais saudáveis e conscientes. 

“Na LINKCOM, promovemos durante todo o ano iniciativas para fomentar a boa saúde e a segurança de todos os funcionários, como, por exemplo, orientação psicológica e  acompanhamento psicológico, comigo mesma, tenho inclusive o prazer de atender na clínica fora da Linkcom, pacientes indicados por colaboradores já acompanhados por mim. Além disso, juntamente com toda a equipe de profissionais do RH criamos o clube da Fruta com o objetivo de fomentar uma alimentação saudável, o encontro de leitura, de cinema, mindfulness, entre vários outros programas, que promovem  a interação, o entretenimento e sobretudo a saúde mental”, diz Verônica.

Diante disso, segundo a Psicóloga, a empresa não poderia deixar de dar destaque e participar da campanha do Setembro Amarelo. “Somos uma equipe muito integrada e humanista, a LINKCOM é reconhecida por isso, recebemos vários feedbacks nesse sentido, até mesmo de quem está se desligando, as pessoas sabem que há um zelo no trato com elas, e que elas são importantes para a organização. Por isso, além de nosso dever, é de nosso total interesse, quebrar mais esse estigma e falar sobre suicídio, para que as pessoas não só recebam o nosso acolhimento, mas aprendam a acolher o outro, para caminharmos juntos, como colegas, amigos, família  e comunidade”, comenta a coordenadora de RH.

 

Sobre a Campanha Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha promovida, desde 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), em todo território Nacional.

O dia 10 de setembro, é oficialmente conhecido como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, no entanto, o movimento promove ações durante todo ano e, é atualmente considerado a maior ação anti estigma do mundo.  

Neste ano, o lema  é “A Vida é a melhor escolha”, e o intuito do projeto é atuar na prevenção ao suicídio, tema que ainda é visto como tabu, e na promoção e conscientização da importância pela vida.

Dados sobre o suicídio

De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, são registrados mais de 700 mil casos de suicídios em todo o mundo e no Brasil esses registros se aproximam de 14 mil casos por ano, uma média de 38 pessoas por dia.

O suicídio é um problema de saúde pública, que causa muitos impactos na sociedade como um todo. Desse modo, é muito importante se informar para aprender e para oferecer ajuda ao próximo com empatia e respeito.  

 

A sua ajuda pode salvar vidas!

Nos ajude a divulgar esse projetocom os seus colegas e colaboradores do grupo. No site oficial da campanha Setembro Amarelo existem diversos materiais para download e telefones de contato de instituições e Ongs, como o Centro de Valorização pela Vida (CVV), que atuam voluntariamente e gratuitamente com apoio emocional e na prevenção do suicídio.

Se você é um colaborador da LINKCOM e está passando por problemas relacionados à saúde emocional ou conhece alguém que esteja nessa situação, entre em contato com a equipe de RH, sua identidade será mantida de forma sigilosa, com profundo respeito, confiança e compreensão.