Com o intuito de manter as suas equipes de profissionais engajadas e comprometidos com a missão, valores e cultura organizacional, a LINKCOM sob a coordenação dos profissionais de recursos humanos, promove periodicamente um treinamento interno sobre Introdução à Liderança direcionado aos colaboradores interessados e pré-selecionados para exercer cargos de liderança no grupo.
O objetivo é engajar os novos líderes com literaturas e questões práticas que envolvam a temática de gestão, como, por exemplo, feedback, tomada de decisão, inteligência emocional, mindset, relacionamento interpessoal, comunicação não violenta, desafios, pilares e estilos de liderança, entre outras abordagens.
“A ideia é fazer uma transição de liderança que seja saudável, de forma que as pessoas entendam qual o lugar do líder e o que é liderar em um modelo estratégico de gestão. Visto que o modelo de liderança tradicional, não se encaixa na nossa realidade. O líder do Grupo de Linkcom não lidera por regime de poder, ele é convidado a ser espelho, ao liderar pela inspiração. Para isso, promovemos essa capacitação para que nossos novos líderes desenvolvam suas habilidades de liderança e cheguem ainda mais preparados ao cargo”, comenta Verônica Carvalho, coordenadora de recursos humanos e idealizadora do treinamento.
“O treinamento de introdução foi muito bem elaborado. Foi um momento muito importante para mim em que vivenciei na prática valores do grupo como a meritocracia. A experiência nos trouxe várias reflexões e vários conhecimentos sobre a cultura organizacional e gestão de pessoas. O conteúdo foi baseado em ótimas literaturas que me ajudaram a reforçar a missão, visão e valores da organização”, pontua Clóvis Silva, Coordenador Operacional da SINDIS.
A 4.ª edição do treinamento interno de Introdução à Liderança, contou com a participação de seis profissionais das empresas Izap, Wexer, SINDIS e W3ERP e teve duração de sete meses. O encerramento foi feito na sede da empresa e contou com a participação presencial e online dos membros dessa edição para um café da manhã e entrega de certificados.
“O treinamento foi uma oportunidade única, diferente de qualquer treinamento que eu já passei. Não é daqueles em que você simplesmente é um ouvinte de um conteúdo previamente preparado. O treinamento é construído em conjunto com todos os participantes, o que faz com que cada turma seja única. Este formato torna a participação dos líderes extremamente importante, pois a qualidade do curso depende da entrega pessoal de cada um”, conclui Daniel Silva, CEO da Wexer.
Segundo Verônica, essa foi uma das edições mais desafiadoras do treinamento em razão da pandemia do novo coronavírus. “Nós temos muitas ferramentas que são experienciais e práticas para o desempenho do líder durante o treinamento e, nesse momento de pandemia, tivemos que fazer os encontros online e nos adequar à nova realidade. Não foi uma edição fácil, mas possível com o comprometimento dos participantes a cada encontro. Parabenizo a participação e o desempenho de todos, desejo sucesso no novo desafio e me coloco a disposição sempre que precisarem”, relata.
“Liderar é um ato diário de aprendizado, por isso foi muito interessante e construtivo participar dos encontros”, acrescenta Vanessa Ribeiro Cardozo, Diretora Operacional da Lucralize.