O Dia do Orgulho Geek, ou Dia do Orgulho Nerd, é uma celebração que ocorre em várias partes do mundo no dia 25 de maio. A data foi escolhida por sua conexão com a cultura geek e sua relevância histórica para o universo da ficção científica.

O termo "geek" refere-se a pessoas que são apaixonadas por assuntos considerados "nerds", como por exemplo: tecnologia; games; quadrinhos; filmes de ficção científica; fantasias e muitos outros temas.

Obras como The Big Bang Theory, Star Wars, O Senhor dos Anéis, Percy Jackson, Harry Potter, “It: A coisa”, entre outros filmes e livros relacionados a terror, heróis e aventuras são extremamente aclamadas por esse público. E convenhamos, né? Provavelmente citamos alguma obra que você também goste bastante!

Esse dia dedicado ao nerd é sempre uma oportunidade para que os entusiastas desses temas citados possam se reunir, compartilhar interesses, novidades e celebrar a diversidade de gostos e habilidades que envolvem a cultura geek. Em outras palavras, é um dia para celebrar a criatividade, o conhecimento e a paixão que os geeks possuem por suas áreas de interesse. 

Além de toda comemoração e entretenimento, a data ganhou ainda mais relevância por conseguir combater estereótipos e preconceitos associados aos geeks, promovendo respeito e inclusão. 

Com isso, o Dia do Orgulho Geek também passou a destacar a importância desse movimento e das contribuições que os geeks trazem para a ciência, a tecnologia, as artes e a cultura em geral.

Mas de que forma isso acontece? Bom, durante o Dia do Orgulho Geek, ou até mesmo durante todo o mês de maio, eventos como convenções, encontros, palestras e exibições são organizados para reunir pessoas com interesses semelhantes.

A ideia é que os participantes tenham a oportunidade de conhecer novas pessoas, descobrir novidades no mundo geek, mostrar suas criações e projetos, além de se divertirem com atividades relacionadas a seus hobbies favoritos. Afinal, é sempre legal interagir com pessoas que também gostam dos assuntos que nos interessam, não é mesmo? 

De modo geral, o Dia do Orgulho Geek é uma data que celebra a paixão e a diversidade da cultura geek, proporcionando um espaço para a comunidade se reunir, compartilhar experiências e expressar sua criatividade. É uma celebração de tudo aquilo que torna o universo geek único e especial.

Para você curtir a data, alguns colaboradores do nosso time compartilharam algumas obras e explicaram o motivo de gostarem tanto delas. Veja:

1 - Senhor dos Anéis

“Sou fã das obras porque tanto os livros quanto os filmes me permitem viajar em um mundo desconhecido. A cada diálogo e história, você descobre cada vez mais sobre os detalhes fantásticos desse mundo novo”, Victor Barboza, Redator.



2 - John Wick

“É uma série de filmes de ação estrelados por Keanu Reeves, em que ele interpreta um lendário assassino em busca de vingança após a morte de sua esposa e o roubo de seu carro. Os filmes são conhecidos por sua ação intensa, coreografias de luta impressionantes e seu universo de assassinos. Recomendo muito que assistam os 4 filmes em sequência”, Guilherme Silva, Analista de TI.


3 - Jurassic Park 1

“Como todo filme do Spielberg, Jurassic Park nos permite sonhar, num mundo de aventuras e emoções. Uma obra fictícia, com efeitos muito reais para época em que foi lançado, e que nos faz refletir sobre a convivência entre humanos e dinossauros e sobre a  ganância do homem. Ps: assisto todas as vezes que passa na tv, ou pelo menos uma vez ao ano e morro de medo da cena do copo tremendo e do T-Rex”, Bárbara Siqueira, Analista de Marketing.



4 - Demon Slayer

“O anime Kimetsu no Yaiba, mais conhecido como Demon Slayer, entrou no gosto mundial do público nerd, otaku, cosplayer... Quando falamos mundial, veja bem, a prova é que assim como a maioria dos animes, ele foi produzido no Japão e já é muito popular no Brasil, do outro lado do mundo!”, Bárbara Lisboa, Product Owner.


A colaboradora ainda contou mais sobre a obra:

“Apesar dos gráficos em 2D lembrarem desenhos infantis, anime também é coisa de adulto e retrata muita cultura e situações envolvendo sentimentos e até tomadas de decisões. O Demon Slayer é um anime dividido em núcleo humano, heróis (os hashiras) e os vilões (demônios). Em alguns desafios acontecem situações difíceis de serem solucionadas e principalmente quando se trata do protagonista Tanjiro Kamado, que utiliza de muita inteligência emocional e resiliência, afinal, ele perdeu sua família em um ataque de demônios e precisa lutar em busca da cura da sua única irmã que sobreviveu ao ataque, mas que está contaminada e pode parecer uma ameaça a sociedade. Assim como as equipes do nosso trabalho que contam com o apoio de um bom Tech Lead para nos salvar, os hashiras contam com pilares de suas categorias, ou seja, existe um grupo de referência em cada técnica de luta mística!”.

Hoje, aqui no Brasil, a popularidade do anime está tão alta que a produtora independente Bigboss Produções, está preparando um elenco de peso para fazer o live action do anime.  

Nossa colaboradora Bárbara Lisboa, terá a honra do orgulho nerd em atuar e representar o hashira da névoa, Muichiro Tokito, nesta obra, o mais novo e habilidoso dos pilares do núcleo de heróis. Mas não podemos contar muito, senão o spoiler será grande!

A Netflix disponibilizou as 2 temporadas do anime, e para os fãs de uma boa leitura também tem o mangá que é a versão em quadrinhos da história. E fica de olho no YouTube e no Instagram da Bigboss produções porque em breve as gravações iniciam e teremos o Live Action prontinho para aquela sessão pipoca!

E aí, gostaram das recomendações? Aproveite as dicas para curtir bastante no fim de semana! E se você também quer compartilhar aquilo que mais gosta na cultura geek, deixe nos comentários ou fale conosco nas redes sociais.