O marketing de conteúdo é uma estratégia usada para atrair clientes por meio da criação de conteúdos relevantes, como textos, vídeos, podcasts, ebooks e muito mais. É um método marketeiro, que não tem como objetivo principal fazer propaganda direta da marca, mas sim atrair seu público alvo.
Utilizado com grande força nas redes sociais, o marketing de conteúdo é extremamente importante não só para empresas, como também para perfis pessoais que querem crescer no ramo digital.
É importante saber filtrar seus conteúdos, saber utilizar as linguagens corretas em cada rede social e também saber em qual formato investir para cada uma delas, já que por serem diferentes, cada uma tem seu público-alvo específico, então para atingi-lo, é preciso saber utilizar cada rede social a seu favor.
Pensando nisso, é importante fazer testes, e conferir sempre como anda o engajamento do seu perfil nas redes sociais. É preciso saber qual conteúdo chamou mais atenção do seu público, e porque um formato se sai melhor em uma plataforma, do que em outra. É preciso ousar e ter criatividade para manter o engajamento e buscar sempre melhorá-lo.
É também de extrema importância que você veja os feedbacks do seu público, pois, são eles que trazem o reconhecimento a sua marca, e se caso eles não estiverem curtindo o conteúdo, é cada vez mais complicado manter um bom crescimento. Por isso, escute-os, veja suas opiniões e saiba no que você deve ou não investir para continuar sempre engajado com o mercado.
Para manter um bom conteúdo, é preciso muito estudo, e pesquisar sempre o que está em alta no momento. Não vale criar por achismos, mas sim, saber exatamente o que você está compartilhando com os seus seguidores.
No vídeo a seguir, a Coordenadora de Marketing da W3ERP, Ana Marilce e a Coordenadora de Marketing da iZapSoftworks, Camila Dias - duas empresas do Grupo LINKCOM - trouxeram para gente uma abordagem de como construir uma estratégia de marketing de conteúdo nas redes sociais e deixaram várias dicas no decorrer do vídeo (que você pode assistir logo abaixo).