4020-2504 / (31) 3239-4000
Usuário Senha
Esqueceu sua senha?

Notícias

Quais são os relatórios indispensáveis para uma distribuidora?
Por: Rafael Pimenta 16 de Agosto de 2018 em: Blog

Soluções que agregam valor não só como sistemas engessados, mas como “braço direito” à visão de gerentes, consultores e coordenadores precisam ser cada vez mais especializadas e adaptáveis a cultura das empresas. E ter, literalmente, uma solução integrada dentro de um berço de dados descoordenados pode ser um diferencial competitivo para quem precisa apresentar e discutir resultados de negócios.

Hoje no mercado há muitas ferramentas  independentes, que até se auto intitulam como soluções, para auxiliar pontualmente  gestores ou coordenadores na gestão de processos administrativos, de logística e operacionais de uma empresa. Agora, pense no trabalho de lidar com dados descentralizados, quando seu chefe pede respostas “para ontem”. E se sua empresa  envolve gestão de produtos, como no caso de distribuidoras, relacionar o estoque a gestão financeira merecerá atenção redobrada.Ah, e pode ser ainda pior. Você trabalha com gestão multiempresa ou multinegócios? Então multiplique o trabalho pelo número de filiais e CNPJs e tente não enlouquecer.

Quando as informações estão descentralizadas, entregar relatórios de performance com  resultados analisados criticamente, vai dar dor de cabeça, tanto em prazos, quanto com segurança das informações que você está passando.

Um bom  analgésico a dificuldade de compilar e apresentar à equipe estratégica análises confiáveis é utilizar sistemas integrados que se beneficiam da tecnologia para apresentar informações relacionadas entre processos, centralizadas e em tempo real. Para isso um  sistema de gestão empresarial integrada ou ERP (Enterprise Resource Planning), com relatórios visuais e processos interligados vai permitir que você entregue mais, melhor e em menos tempo.

Bons ERPs investem, ainda, em relatórios gerenciais, que oferecem aos responsáveis por respostas mais organização e foco em prioridades, além de, obviamente, trazer dados analiticos e relevantes para tomada de decisões.

Se o sistema ERP concentra todas as informações armazenadas, viabiliza a integração desde o contato inicial até a entrega (ainda usando distribuidoras como exemplo) e traz uma visão cruzada da performance dos  principais processos, detalhados conforme necessidade da empresa.

Se além da Integração o foco é ter saídas em forma de relatórios analíticos, listamos abaixo alguns considerados indispensáveis, especialmente a distribuidores, que dedicam atenção especial a estoque e logística

 

Fluxo de Caixa

 

O relatório de fluxo de caixa é uma ferramenta de planejamento e controle financeiro que relaciona e acompanha a previsão de  recebimentos e gastos do período e projetado.

Relacionando informações de vendas com informações sobre despesas terá como objetivo mostrar qual é o saldo em caixa para honrar compromissos presentes e futuros.

Abaixo uma representação do Fluxo de Caixa (FONTE: SEBRAE)

 

Relatório de Fluxo de Caixa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Curva ABC - Controle de estoque

 

A curva ABC possibilita fazer uma gestão assertiva do seu estoque, indicando os produtos mais rentáveis. Além de, algumas vezes, uma solução ERP permite o uso de filtros que apresentem informações de ranking, para analisar, por exemplo, produtos mais vendidos ou vendedores mais eficientes.

O objetivo deste relatório é tomar decisões que levem em consideração a prioridade dos itens que apresentam um maior volume de vendas e, consequentemente, geram mais faturamento.

Representação da Curva ABC (FONTE: UNIVERSO MARKETPLACE)

Curva ABC

 

Relatórios de Contas a Pagar

 

Neste relatório, devem estar claras as despesas fixas (que não variam conforme a produção), e as despesas variáveis (que variam de acordo com a produção).

Lembrando que é importante registrar, desde o cafezinho, até às despesas mais complexas e encaixar essas informações no tempo, mantendo a atenção as previsões do saldo disponível, apresentado pelo primeiro relatório listado: o fluxo de caixa.

 

Relatório de Contas a Receber

 

Este relatório viabiliza avaliar e prever entradas de dinheiro em caixa, subsidiando também análise de investimentos, contratações, Projetos, etc. Em geral, ele apresenta não datas e valores a serem recebidos, como também informações sobre descontos oferecidos, juros, entre outros.

 

Relatório de vendas

 

Qualquer empreendimento sobrevive de vendas, seja de produto ou serviços. Esse modelo de relatório possibilita os administradores acompanharem o desempenho dos seus vendedores, avaliar os padrões de comportamento dos clientes, e validar o processo de vendas.

Agora que você já conhece os relatórios mais relevantes de um sistema ERP, talvez seja  hora de pensar, meu processo de gestão está otimizado e entrega, realmente as informações que preciso para fazer o meu trabalho? Invista nos benefícios da tecnologia para gestão e  relatórios gerenciais otimizados, veja como podemos te ajudar.

Compartilhe!
Linkcom
  • Av. do Contorno, 2905, Loja | Santa Efigênia | Belo Horizonte MG | 30110-915 | Brasil
  • 4020-2504 / (31) 3239-4000