4020-2504 / (31) 3239-4000
Usuário Senha
Esqueceu sua senha?

Notícias

Sistema ERP para PME’s
Por: Comunicação LINKCOM 04 de Abril de 2018 em: Blog

A busca por soluções de gestão que otimizam a rotina empresarial é frequente entre as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Independente do porte ou do segmento de atuação, todas têm uma dor em comum: como aumentar produtividade dos recursos disponíveis e reduzir custos operacionais?

As empresas de grande porte foram pioneiras em entender a urgência de um controle integrado e automatizado de processos, através de soluções ERP (Enterprise Resource Planning - Planejamento dos Recursos da Empresa), afinal lidam com alto volume de informações e pessoas. No entanto, ainda é comum ver que grande parte das pequenas e médias empresas (ou PME’s) optam pelo gerenciamento manual, resistentes aos impactos da mudança.

Para oferecer soluções é necessário entender e desmistificar fatores chave que motivam tal resistência, afinal um ERP tem a função de ser um integrador de processos, a favor do controle otimizado de custos e da produtividade. Entenda:

 

CUSTO

O investimento inicial em um sistema de gestão pode ser uma das variáveis mais onerosas às empresas. Muitas PME’s avaliam isoladamente o custo e tem receio de investir o suficiente para adquirir, e manter, um sistema que possa substituir as rotinas manuais de gestão e a infraestrutura técnica local. O receio em assumir este custo é entendido, pois, muitas vezes, busca-se noção de valores em soluções genéricas que, aparentemente, podem comprometer boa parte orçamento empresarial, mas que não necessariamente consideraram as demandas específicas do segmento da empresa.

Uma mudança dessas rumo a inovação pode parecer onerosa, pois a avaliação de custos pelas PME’s nem sempre considera os benefícios da automatização segmentada e a economia gerada em médio prazo. É necessária uma visão plurianual para reconhecer que recursos especializados, com várias horas dedicadas à criação e manutenção de planilhas, prejudicam a eficiência das entregas e não representam uma boa relação custo X benefício. Permitir que recursos especializados sejam alocados para atividades mais rentáveis pode fazer toda a diferença nos resultados.

Garantir altos padrões de segurança da informação e manter infraestrutura local adequada também são custos altos, e nem sempre necessários, que precisam entrar na conta ao avaliar soluções como ERP’s. Neste sentido, pesquisas recentes indicam que empresas de menor porte já começam a buscar soluções de otimização de processos, mas tendem a optar por sistemas com investimento menores, mais acessíveis e segmentados. Soluções já segmentadas e 100% web levam vantagens neste ponto, pois garantem mobilidade e melhor relação custo X benefício, no compartilhamento de uma estrutura especializada.

 

COMPROMETIMENTO NA IMPLANTAÇÃO

Para implantar um ERP e integrar corretamente os processos da empresa, dedicação e abertura a mudanças são habilidades fundamentais. A implementação de um sistema de gestão envolve boa parte dos profissionais da empresa e, em alguns momentos, a equipe precisará diminuir o ritmo para entender e incorporar mudanças. Se os gestores das PME’s não se conscientizarem disso, desde o primeiro momento, será difícil garantir o comprometimento dos colaboradores e o sucesso da implantação.

Além da barreira da mudança de postura, o receio relacionado aos riscos do processo de implementação de um ERP web impede a busca por inovação. A implantação de qualquer sistema um processo detalhado, passível de desvios e que traz a necessidade de alinhamento de expectativas em relação a prazos e adequações antes mesmo que a decisão de inovar seja tomada.

Para vencer este obstáculo será preciso analisar as adaptações das funcionalidades do software às particularidades dos processos da empresa e do segmento onde ela está inserida. É preciso que a organização esteja ciente e disposta a passar pelas transformações na rotina e por treinamentos. Neste sentido, sistemas ERP segmentados facilitam o entendimento e adequação do sistema à realidade do setor de atuação da empresa.

 

MANUTENÇÃO EVOLUTIVA CONTÍNUA

O simples fato de ter um ERP, não garante inovação, mas sem um sistema de gestão integrada não há como começar a inovar. Inovação é um processo de evolução contínua a favor da competitividade. Uma vez iniciado, não há como voltar atrás e parar no tempo, caso contrário, qualquer investimento será em vão.

Empresas pequenas e médias tendem a ser mais resistentes às mudanças, mas não há como manter sistemas e equipes atualizados sem que haja uma transição. Tais empresas precisam de apoio na percepção da necessidade de se atualizar de forma sistêmica. Nestes casos, a falta de um ERP segmentado, que seja uma referência atualizada de boas práticas em seu segmento, pode ser mais uma barreira.

Ainda que a barreira da implantação seja vencida é comum que dúvidas relacionadas ao uso e evolução do sistema ERP surjam com maior frequência e prejudiquem o ritmo da adaptação inicial. Com isso, não só ter um sistema atualizado é importante, mas ter suporte próprio e especializado também. O objetivo é garantir qualidade em todas as fases do processo, desde a aquisição, ao alinhamento de conceitos e correção de desvios, assegurando às PME’s confiança nos resultados. Empresas com equipe técnica e de gestão próprias podem trazer mais confiabilidade a este processo.

 

 

A LINKCOM, é especializada em sistemas de gestão. Atenta às demandas de inovação, já oferece, há quase 10 anos, os benefícios da tecnologia 100% web (cloud) e da segmentação a seus clientes, especialmente a PME’s. Afinal, sendo as micro e pequenas empresas responsáveis por 53,4% do PIB comercial e 36,3% do PIB de serviços (Fonte: SEBRAE Nacional), elas precisam de atenção especializada em gestão, com bom custo x benefício. Os ERP’s da LINKCOM são modulares, segmentados e trazem controle definitivo, para acompanhar o crescimento das empresas, sempre adaptados às necessidades de gestão de pequenas, médias ou grandes. Conheça nossas soluções!

 

 

 

Compartilhe!
Linkcom
  • Av. do Contorno, 2905, Loja | Santa Efigênia | Belo Horizonte MG | 30110-915 | Brasil
  • 4020-2504 / (31) 3239-4000