4020-2504 / (31) 3239-4000
Usuário Senha
Esqueceu sua senha?

Notícias

Principais controles que sua distribuidora precisa ter
Por: Rafael Pimenta 06 de Marco de 2018 em: Blog

Você sabe o quanto um ERP pode ajudar sua distribuidora no controle dos principais processos como gestão de estoque, vendas, compras, fiscal, etc.? Nesse artigo vamos apresentar as funções chave de um ERP específico para o segmento e as vantagens que ele traz à sua distribuidora.

O ERP é um sistema de gestão empresarial desenvolvido para integrar os diversos departamentos da empresa, possibilitando a automação e o armazenamento de todas as informações do seu negócio em uma única plataforma. Sendo ainda 100% web, esta solução de gestão fornece aos gestores e colaboradores informações precisas, em tempo real, facilitando controle e tomada de decisões.

Para sermos bem diretos, a experiência nos mostra que a utilização de um ERP nas distribuidoras permite aumentar a margem de lucro em até 20%*, a partir, especialmente, da redução dos custos operacionais e da inadimplência, além de gerar uma economia de até 60%* no tempo de emissão de notas fiscais de forma automatizada.

(*fonte: histórico LINKCOM)

 

Conheça melhor como um ERP específico e 100% web, assim como o W3DISTRIBUIDORA, pode aliviar o peso de despesas e tornar sua gestão mais eficiente:

 

#Estoque

O estoque é o processo da distribuidora onde a maior parte de seu dinheiro fica ‘armazenado’. Para que ele não perca valor é preciso manter um estoque equilibrado, sob uma logística eficiente. O objetivo é evitar que vendas sejam perdidas por falta de estoque e, ao mesmo tempo, não manter um número excessivo de produtos, que gerem gastos com armazenamento, depreciação ou prejuízos em larga escala, com mercadorias sem saída.

O ERP atua, justamente, neste equilíbrio entre estoque e demanda. Por exemplo, o W3DISTRIBUIDORA permite que os gestores controlem o estoque de maneira inteligente, rápida e 100% integrada, monitorando reservas, realizando controle por lote, rotina de expedição, parâmetro de quantidade mínima por item/local e todos os demais rastreamentos de saídas e entradas de mercadorias.

Para as distribuidoras que trabalham também com o atendimento virtual, o ERP permite unificar o estoque das lojas físicas e a virtual, para uma visão global dos modelos de vendas, eliminando risco de venda de produtos indisponíveis ou de um produto já vendido.

 

#Vendas

Sem dúvidas é o principal processo que garante a receita de uma distribuidora. Afinal, sem vender você não fatura, certo?

A utilização de um ERP vai além das vendas e suas consequências financeiras. Cada venda realizada gera informações a outros processos, além do financeiro, como ao almoxarifado, ao administrativo e ao fiscal. Sem a integração destes departamentos a venda seria muito demorada, a comunicação para faturamento seria mais longa e sujeita a falhas, além do risco de apresentar furos no processo em lançamentos manuais.

Além da integração, a automatização conseguida via ERP favorece o aumento do fluxo de vendas das distribuidoras, por permitir o monitoramento das interações comerciais e facilitar a emissão de boletos e notas fiscais ainda sim reduzindo o prazo entre pedido e a entrega.

É preciso, também, ter um aplicativo de venda externa (APP), garantindo sempre nas mãos do vendedor as informações sobre produtos e clientes, em tempo real. O app de vendas é uma peça chave para a sua mobilidade. Por ser totalmente integrado com o ERP descarta a necessidade de repassar todos os pedidos manuais para o sistema, direcionando a força de trabalho especializada para atividades mais rentáveis.

Não se esqueça que o controle da rotina de pós-vendas também é um grande diferencial que as distribuidoras precisam explorar. Um sistema que te auxilie neste controle permite monitorar e programar a frequência de contato com cliente, para mantê-lo próximo e satisfeito com seus serviços, para fidelização da sua carteira.

Por fim, para aumentar as vendas, integrar seu ERP com seu site comercial (e-commerce ou institucional) também é um diferencial que a automatização dos processos oferece e que merece atenção dobrada. Seu site pode realizar vendas ou pedidos, 24 horas, e todos os dados automaticamente serão registrados no seu sistema ERP. Dessa forma suas vendas on-line manterão o padrão de qualidade das suas vendas normais, sem a necessidade de intervenção humana constante e sem perder os benefícios do controle unificado.

 

#Compras

A chance de vender bem passa por duas variáveis chave: preço e disponibilidade. Estes dois pontos estão intimamente relacionados ao desempenho das compras dos produtos em carteira, ponderando expectativas e demandas.

Se o foco é a disponibilidade, não deixe faltar produtos em estoque (perda de vendas), nem mantenha itens parados (capital investido sem retorno, com risco de perda). Se o foco é preço, conseguir boas condições com seus fornecedores, coerentes com o perfil de seu estoque, pode ser a chave para um preço mais atrativo ao seu cliente, fator crítico ao sucesso para sua distribuidora.

A exemplo do ERP W3DISTRIBUIDORA, o apontamento dos melhores fornecedores ajuda você, gestor, nas consultas de históricos de compras, na análise de sazonalidade de vendas, comparada com a quantidade disponível e reservada, entre outros. O objetivo aqui é tornar mais fácil a identificação da necessidade real de compra e qualificação de seus fornecedores.

 

#Fiscal

O setor fiscal necessita de informações precisas, pois um erro simples pode causar multas, suspensão das atividades ou possíveis problemas judiciais. O ERP, neste caso, funciona como uma ferramenta de apoio, facilitando a conferência dos documentos fiscais de forma ágil e eliminando o serviço manual em várias etapas do processo.

Além da automatização e redução de possíveis erros, um ERP é um grande aliado no controle dos impostos gerados, trazendo todas as apurações e livros fiscais organizados, emitindo de maneira fácil e rápida o SPED e Sintegra.

 

#Fluxo de caixa

Manter um fluxo de caixa organizado não é tarefa fácil. Controlar pagamentos, recebimentos, entradas e saídas podem trazer dor de cabeça por, nem sempre, ser feito a partir de parâmetros corretos e padronizados. Busque apoio em soluções que auxiliem o distribuidor com informações, em tempo real, de todos os setores da distribuidora, para que seja possível enxergar os impactos dos demais processos no fluxo de caixa (previsibilidade de contas a pagar e a receber, por exemplo). A ferramenta permite acompanhar saldos, valores de recebimentos, previsões, vencimentos e encargos, evitando surpresas na apuração de resultados.

 

#Relatórios

Com o aumento da competitividade, e constantes mudanças mercadológicas e econômicas, as tomadas de decisões rápidas e eficientes tornaram-se essenciais. Para isso, relatórios gerenciais garantem a visão do todo.

Os dados para se obter um relatório podem estar agrupados em um módulo ou ser um recurso distribuído em todos eles. Visão dos produtos mais vendidos, faturamento por filial, vendas por cliente/vendedor, evolução de custos, fluxos, curvas, etc., são só alguns exemplos que confirmam que a integração no controle dos departamentos, via ERP, estão cada vez mais consistentes.

Os ERP’s costumam oferecer relatórios em diversos formatos e o W3DISTRIBUIDORA conta, ainda, com relatórios customizáveis para sua empresa, além de já ter modelos de apuração consolidados, baseado em boas práticas do segmento. O distribuidor pode, também, programar diversos relatórios periódicos para não ter a necessidade de consultar manualmente ou até mesmo configurar alertas de informações chave no decorrer dos lançamentos dos dados.

 

Sua distribuidora ainda não possui um sistema de gestão completo, eficiente e 100% web? Garantimos através do W3DISTRIBUIDORA integração dos processos chave para que a sua empresa gerencie todos os setores de maneira fácil, intuitiva e eficaz. Conheça todos os nossos benefícios, aumente o controle e a produtividade e reduza custos e retrabalhos.

 

 

Compartilhe!
Linkcom
  • Av. do Contorno, 2905, Loja | Santa Efigênia | Belo Horizonte MG | 30110-915 | Brasil
  • 4020-2504 / (31) 3239-4000