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Automatize e realize vendas B2B de sucesso!
Por: Comunicação LINKCOM 29 de Novembro de 2017 em: Blog

As vendas B2B (Business to Business) são focadas nas transações comerciais entre empresas. Nestes casos, como a venda ocorre entre pessoas jurídicas, a empresa vendedora sabe que precisa lidar com compradores e representantes muito mais interessados nas especificações técnicas, comerciais e de logística do produto ou serviço, do que nas expectativas pessoais, comuns ao consumidor final (B2C).

Distribuidoras são um claro exemplo da lógica B2B, uma vez que, diariamente, vivenciam a necessidade de otimizar relacionamentos e distribuição. Por isso é fundamental conhecer as opções de apoio ao processo de vendas, para garantir melhores resultados, melhor abordagem junto ao cliente e, especialmente, eficiência de processos.

Confira, então, nossas dicas de como melhorar o processo de vendas B2B nas distribuidoras.

 

As vendas B2B

Neste modelo, o vendedor precisa ser analítico e auxiliar o cliente sob um perfil consultivo. O ticket médio de produtos em vendas B2B costuma ser mais alto e, quando estas transações são bem feitas, a probabilidade de retorno da empresa cliente é alta.

 

Gestão de Processos

Tendo os principais processos de sua empresa, automatizados através de um software de gestão ERP, é possível reduzir o tempo e custos operacionais, mantendo o foco em melhorar as vendas B2B da sua distribuidora. O sistema mantém as informações de estoque, vendas, financeiras e fiscais atualizadas(e online!) garantindo que todos os dados necessários ao discurso de vendas, junto ao cliente, estejam disponíveis e sejam confiáveis.

 

ERP e E-Commerce

Hoje, permitir que clientes façam pedidos diretamente no ERP da empresa vendedora, já é uma realidade, através de um ambiente específico, de acesso restrito, com todas as informações de vendas parametrizadas.

Agora, com a opção de aliar a gestão via ERP aos benefícios do e-commerce, é possível reduzir, ainda mais, o tempo de atendimento e o aproveitamento logístico. A distribuidora evita enviar representantes até seus clientes, para, quase que exclusivamente, realizar pedidos otimizando o ação de compra e venda e diminuindo gastos, inclusive, com deslocamento.

Outro ponto positivo desta integração é a rapidez de alcance aos clientes, para que todos sejam atendidos rapidamente, além de conseguirem informações sobre os produtos em estoque, o que não seria possível se compararmos com o tempo x volume de visitas que um consultor é capaz de absorver para fechar pedidos de forma presencial.

Reavalie suas vendas B2B com estas dicas. Contudo, lembramos que a automatização deste processo tem por objetivo, reduzir distâncias entre comprador e vendedor, otimizar o acesso à informação e minimizar gastos com uma logística mais cara e trabalhosa ao fazer pedidos. Isso não descarta a importância do papel consultivo esperado do consultor de vendas ou representante, que passa a realizar visitas mais eficientes, com foco na qualidade e na fidelização, para assegurar melhorias contínuas de relacionamento, sob o modelo B2B.

 

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