4020-2504 / (31) 3239-4000
Usuário Senha
Esqueceu sua senha?

Notícias

Como o CRM otimiza o relacionamento com os clientes?
Por: Julia Drumond 29 de Agosto de 2017 em: Blog

O principal foco das empresas que querem se destacar positivamente no mercado, deve ser o cliente. Eles são importantes para qualquer negócio, independente do setor, tipo de serviço ou produto. São os clientes que dão propósito e direção nas ações de marketing, montagem de equipes especializadas, processos de vendas, etc. Por isso, a sua empresa deve se preocupar com a satisfação do cliente.

Mas como fazer isso?

A principal forma é entendê-los e dar voz aos seus feedbacks. Ou seja: entender para atender de forma assertiva.

O nível de sucesso da sua empresa depende de como você vai conhecer e conversar com esses clientes, criando a estrutura adequada para receber feedbacks e para realizar um pós-venda capaz de levar a uma fidelização. Para isso, entretanto, é necessário coletar informações relevantes sobre os principais perfis de cliente. Neste ponto a tecnologia CRM pode ajudar, pois são capazes de manter um sistema de dados sobre o histórico do cliente na empresa, desde o primeiro contato. Com isso, é possível deixar o cliente satisfeito, mostrando que você o conhece e agregando valor a este relacionamento.

O que é CRM?

O CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) é, além de um software para atualização periódica de contatos, uma estratégia de negócios focada no cliente. Usar um sistema de gestão com o CRM, garante uma quantidade enorme de oportunidades às empresas.

O CRM é uma ferramenta de gerenciamento de relacionamento com o cliente de alta qualidade, que possibilita identificar, entender e auxiliar os clientes, tanto no momento de compra como no pós-compra.

o que é crm

 

Por meio do sistema CRM, uma empresa consegue manter um banco de dados detalhado de cada cliente e um histórico de interações, que ajuda a enriquecer atendimentos futuros.

Funcionamento do CRM

Quando um software de gestão possui a ferramenta CRM, ela opera oferecendo várias possibilidades no contato entre cliente e empresa. Veja como funciona o CRM:

Informação personalizada

O sistema de gestão mostra detalhes personalizados dos clientes para a empresa, oferecendo possibilidades de ação. É possível ter uma visão geral das atividades de vendas semanais e mensais do departamento comercial, além de apresentar informações, para que os vendedores identifiquem, por exemplo, os clientes que já foram contatados, as próximas datas de contato e os que ainda precisam ser ativados.

 

o que é crm

 

Com o CRM é possível registrar e levantar informações, que seriam mais difíceis de serem obtidas por meio de registros em papel ou planilhas em Excel, além de não permitir a perda de dados, evitando o retrabalho e o desperdício do tempo nas tarefas diárias.

Cloud computing

As ferramentas de CRM mais avançadas podem operar por meio de computação em nuvem (cloud computing), permitindo assim o acesso de casa, do trabalho ou até mesmo na rua. Basta ter um aparelho com internet, que as informações atualizadas chegarão até você. Além disso, por meio da nuvem as informações permanecem sempre seguras em um servidor externo, e mesmo que aconteça algo ao seu computador, isso não acarretará em perdas de informações.

Então... qual a importância do CRM na nuvem?

Com o sistema CRM em cloud computing, sua empresa trabalha com mobilidade, segurança e com muito mais eficiência.

Integração de diversos setores

O CRM consegue integrar e beneficiar vários setores de uma empresa, gerando valor e melhorando a produtividade. Desta forma, o CRM não é apenas um sistema de vendas e de automação de marketing, visto que possui também a função de permitir o suporte e o relacionamento inteligente com os seus clientes.

A utilização de um sistema de gestão CRM facilita a comunicação entre diversos setores da empresa, possibilitando a melhoria de troca de informações.

5 benefícios do CRM

Os benefícios de utilizar um sistema CRM são vários. Aqui, vamos listar apenas alguns mais importantes:

Melhoria na organização de informações

Como dissemos anteriormente, quanto mais você conhece os seus clientes, mais fácil será para oferecer um atendimento exclusivo de qualidade. Por isso, todos os contatos com os clientes devem ser identificados, documentados e gravados. A melhor forma de fazer isso, é utilizando tecnologia organizacional para quantificar e classificar os dados com precisão. Com a ferramenta CRM é possível realizar esses processos. Nos casos de plataformas que funcionam em nuvem, é possível auxiliar o cliente de qualquer lugar.

 

o que é crm

Comunicação aprimorada

O CRM auxilia os funcionários a oferecerem um serviço personalizado, ao ter acesso aos dados do cliente. Assim, é possível que um cliente possa ser atendido por mais de um colaborador, facilitando os processos e dinamizando a velocidade de respostas.

Quando um cliente é conduzido a trabalhar com um funcionário diferente daquele que já estava habituado, ele teme ter que explicar todas suas necessidades e problemas novamente. Com o CRM, qualquer funcionário poderá atender o cliente, tendo total ciência dos seus processos e dos respectivos andamentos de cada chamado.

Melhoria do serviço ao cliente

Com o CRM, atender o seu cliente se torna muito mais rápido e eficiente, poupando tempo para ambas as partes envolvidas. No momento em que o cliente entrar em contato com a sua empresa, seus funcionários irão identificar todas as atividades disponíveis, ficando fácil localizar uma solução com agilidade e precisão.

Dados aprimorados

É essencial armazenar e identificar dados, para obter uma melhor análise de seus clientes. Com o CRM você gera relatórios automatizados, maximizando o seu tempo. Além disso, é possível personalizar suas visualizações em painéis indicadores, para localizar rapidamente informações tais como dados de clientes por segmento, metas de vendas e relatórios de desempenho, e desta forma, descobrir novas oportunidades inexploradas.

85% das empresas no Brasil não realizam o serviço de pós-venda, por isso ao utilizar um CRM você se destaca entre os seus concorrentes, tendo a possibilidade de implementar este tipo de serviço e agregar qualidade de atendimento aos seus clientes. 

o que é crm

Com acesso a todos estes dados, é possível identificar e tomar decisões eficazes a fim de melhorar a lucratividade da sua empresa.

Melhoria na visão do negócio

Com a integração de todos os setores e funcionários, além de maior capacidade de levantar e analisar dados, o CRM oferece, consequentemente, uma melhoria na visão do negócio.

Portanto, ao utilizar um software de gestão com CRM, os gestores de equipe conseguem ter uma visão ampla da empresa, propondo melhores estratégias, objetivos e metas. A consequência deste processo é criar uma gestão mais assertiva da empresa. 

Portanto, se o foco da sua empresa é agregar valor aos negócios dos seus clientes e destacar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa, utilize um software de gestão com CRM.

Gostou do nosso artigo? Leia também sobre as vantagens da computação em nuvem!

Compartilhe!
Linkcom
  • Av. do Contorno, 2905, 13º Andar | Santa Efigênia | Belo Horizonte - MG | 30110-014 | Brasil
  • 4020-2504 / (31) 3239-4000