4020-2504 / (31) 3239-4000
Usuário Senha
Esqueceu sua senha?

Notícias

Os processos de reforma de pneus
Por: Lucas Mendes 16 de Novembro de 2016 em: Blog

O reaproveitamento de pneus depende do estado da banda de rodagem no momento em que é realizada a troca no veículo. Caso a parte superior do pneu (a banda de rodagem) que entra em contato com o asfalto estiver abaixo do limite de uso recomendado, pode até não ser possível o reaproveitamento. Os processos são a recapagem, a remodelagem e a recauchutagem.

 

 

Recapagem

A recapagem é um processo que consiste basicamente na troca da banda de rodagem do pneu, o processo pode ser realizado a frio ou a quente. O primeiro é aplicado em pneus pré moldados, neles a banda é grudada a partir de um sistema de cola e calor. No segundo, são utilizadas temperaturas por volta de 150°C, que é o principal ativo no processo de afixação do camelback (a nova banda) ao pneu.

Recauchutagem

A recauchutagem é um processo mais aprofundado no qual não só a banda de rodagem é afixada, nela os ombros da carcaça também são cobertos com uma camada de camelback. Esse processo consegue aproveitar a estrutura resistente de um pneu com nível de gasto maior. É um processo que, em média, é realizado uma vez para pneus de veículos de passeio, até três vezes para veículos de carga e cerca de dez vezes em pneus de avião.

Remoldagem

Já a remoldagem realiza um processo onde uma camada de camelback é aplicada na banda de rodagem, nas paredes (laterais do pneu) e nos ombros. Esse processo aplica uma nova camada de borracha sobre todo o pneu e apaga as especificações originais do mesmo. Dessa forma , é importante manter um registro das informações e apresentá-las na borracha do novo pneu e aos compradores.

Os vários processos são aplicados de acordo com a saúde do pneu e o número de reformas já realizadas. É importante se atentar sempre para a economia de recursos e que em processos bem realizados não existe perda de segurança.

Agora conheça como são realizados esses processos.

Compartilhe!
Linkcom
  • Av. do Contorno, 2905, 13º Andar | Santa Efigênia | Belo Horizonte - MG | 30110-014 | Brasil
  • 4020-2504 / (31) 3239-4000