4020-2504 / (31) 3239-4000
Usuário Senha
Esqueceu sua senha?

Notícias

Gestão em nuvem: o que é e quais as vantagens?
Por: Julia Drumond 08 de Novembro de 2016 em: Blog

A taxa de fechamento das empresas de produtos e serviços geralmente cresce com o passar do tempo, e o principal motivo disso é a falta de boa gestão e administração do negócio. Assim, as empresas passaram a perceber que existem maneiras mais práticas de sustentar um negócio sem ter que se preocupar com cada detalhe manual do processo de compra, venda, além de toda a logística.

As ferramentas mais procuradas são os softwares de gestão empresarial. Eles possuem diversos benefícios, dentre eles, otimizar o processo de gestão interna e externa das empresas. É portanto um investimento bom e necessário que trará mudanças positivas para as àreas internas.

Dentro dos sistemas de gestão, é necessário focar em cloud computing ou gestão em nuvem. Esta característica permite que o controle, a tomada de decisões e liberação de processos seja realizada de qualquer lugar com acesso à internet. Além disso, facilita a portabilidade de arquivos e torna mais simples a edição simultânea de um arquivo entre pessoas distantes geograficamente. Novos conceitos e possibilidades surgiram para aproveitar suas vantagens. 

O que é cloud computing?

gestão em nuvem

O cloud computing (computação na nuvem) é a utilização da memória e da capacidade de armazenamento em servidores compartilhados que são interligados por meio da Internet.

O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados no computador do usuário. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, por meio da Internet. 

Vantagens da computação em nuvem:

 

      1. Implementação rápida

Softwares instalados localmente são construídos após longas reuniões, desenhos de escopo, levantamento e mapeamento de demandas e necessidades. Esse processo é importante em diversas empresas, porém economizar tempo e possuir uma ferramenta que atenda às suas demandas é melhor ainda.

Através de softwares em  nuvem é possível fazer a implementação rápida com poucos cliques e alguns dados. Essa velocidade pode ser um diferencial competitivo para a sua empresa.

      2. Menor custo

Pequenas e médias empresas não pretendem gastar grandes quantias para ter um software de gestão dos seus projetos. Mesmo entre as alternativas mais comuns, como o Excel, possuem licenças caras e, geralmente, não transferíveis. O que pode levar muitos empresários a optarem por pirataria.

Já os softwares em nuvem são mais baratos. Se a opção for uma solução vinda de uma empresa experiente no seguimento, ainda se ganha um suporte diferenciado, já que esse tipo de empresa costuma dar atenção especial aos clientes.

      3. Flexibilidade de acesso

A flexibilidade de gerenciar um projeto na nuvem se dá em vários níveis, porém o mais importante são: portabilidade e mobilidade. Você não depende de hardware, ou seja, mesmo computadores mais antigos, caso tenham acesso à internet não terão problemas em “hospedar” softwares na nuvem.

Outro ponto é que a mobilidade lhe possibilita acessar todas as informações a partir de um tablet ou smartphone em qualquer lugar do mundo, como se estivesse na sua empresa. Isso é útil para você ou para os seus funcionários pois proporciona um atendimento diferenciado para os clientes, criando mais uma vantagem competitiva.

      4. Atualização automática

Manter o desenvolvimento de novas ferramentas para o sistema e a resolução de possíveis problemas no software requer uma equipe de TI ativa e dedicada às demandas. Mas isso pode não ser possível e certamente não é vantajoso ao comparar com um sistema baseado em nuvem. Não é a ideia de qualquer empresa ficar gastando tempo e dinheiro em servidores e sistemas. 

Entre as facilidades de utilizar a gestão na nuvem, é comum que as atualizações aconteçam todos as semanas e a manutenção dos servidores seja diária. Junto a isso o mais interessante é que estes processos são realizados por conta da empresa que criou o sistema. Isso acontece pois os equipamentos e estruturas utilizadas são base para muitos usuários, não somente para você e seu negócio. Os mesmos servidores e sistemas que você utiliza também são usados por outras empresas e assim, uma atualização beneficia todo um grupo de utilizadores. Isso torna viável manter uma equipe inteira focada em gerar upgrades e manter os sistemas.

 

A linkcom oferece um sistema de Gestão em Nuvem para empresas, clique aqui e conheça mais!

gestão linkcom

 

 

redatoraJulia Drumond -Journalist, Content Strategist Adwoman, creative and copywriter at Linkcom/iZap 

Compartilhe!
Linkcom
  • Av. do Contorno, 2905, 13º Andar | Santa Efigênia | Belo Horizonte - MG | 30110-014 | Brasil
  • 4020-2504 / (31) 3239-4000